Este pioneiro serviço de leitura pública foi criado em 1958, ano em que foram apresentadas as primeiras quinze bibliotecas itinerantes em Lisboa, pertencentes à Fundação Calouste Gulbenkian.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo oferece também o serviço de Biblioteca Itinerante graças à doação por parte da Fundação Calouste Gulbenkian à Câmara Municipal, em 1993, de uma dessas carrinhas devidamente apetrechada e que a partir daí passou a percorrer todas as freguesias do concelho levando o livro e a leitura a toda a população, de forma a minimizar a distância e a fomentar a literacia.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo tem um Serviço de Leitura Especial para invisuais e amblíopes que, com este projeto, têm a oportunidade de, entre outras coisas, ler um livro ou conhecer as notícias do dia. Os utilizadores reconhecem a importância desta estrutura para uma melhor integração na vida ativa.
Do ponto de vista dos cidadãos com necessidades especiais, este é um serviço que lhes reconhece uma verdadeira igualdade na medida em que foi disponibilizado um espaço verdadeiramente aprazível, confortável, luminoso e inserido de forma igual aos restantes serviços disponíveis ao público na Biblioteca. A pertinência da tónica nesta questão prende-se com a invulgar atribuição de tão ricas condições a este público-alvo, frequentemente colocado no canto mais recôndito e sombrio.
O Serviço de Leitura Especial dispõe de um computador com software específico para leitura de ecrã, ampliação de ecrã e reconhecimento de texto digitalizado. Conta, ainda, com um leitor autónomo e uma lupa eletrónica que possui uma vasta capacidade de adaptação das caraterísticas de texto ampliado, de uma impressora Braille e de uma linha Braille. Os utilizadores deste serviço podem, assim, consultar os fundos documentais em Braille, digitais ou áudio no local ou fazê-lo por correspondência.
Para além disso, a BMVC integra o RNOFA - Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos. O RNOFA é uma plataforma WEB que visa facilitar o acesso a recursos em formatos alternativos como o braille impresso e digital, áudio e textos digitais, destinados a pessoas com deficiência visual, disponibilizados por entidades portuguesas. Mediante autenticação, os utilizadores inscritos no RNOFA, ou as bibliotecas que os representam, terão acesso imediato aos recursos em formatos digitais e a possibilidade de requisitar e receber, por correio, obras impressas em Braille.
Lançado em 1996 pelos Ministérios da Educação e da Cultura, o Programa Rede de Bibliotecas Escolares pretende instalar e desenvolver bibliotecas nas escolas públicas de todos os níveis de ensino, através de parcerias com as Autarquias Locais.
O Programa Rede de Bibliotecas Escolares define as bases e os princípios gerais para a constituição e funcionamento das bibliotecas escolares, e através de acordos de cooperação pretende assegurar o apoio técnico às mesmas.
No concelho de Viana do Castelo foi apresentada uma proposta de criação de uma Rede Informática de Bibliotecas Escolares, por iniciativa da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Essa proposta foi concretizada em Julho de 2004 com o objetivo de criar um catálogo coletivo para disponibilizar e partilhar informação via web.
Para a concretização deste projecto a Câmara Municipal de Viana do Castelo disponibilizou o software a todos os agrupamentos do concelho, assegurando a manutenção de todo o sistema, a formação de professores e funcionários, e fornecendo todo o apoio técnico necessário através da Biblioteca Municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo integrou a Rede de Bibliotecas Escolares com a adesão de cinco bibliotecas escolares do 1º ciclo, cuja sede de Agrupamento (EB 2/3) já pertencia à mesma Rede. O número de escolas foi aumentando conforme cada biblioteca reunia condições para se candidatar. Nos anos em que estão abertas candidaturas são apresentadas novas propostas, quer de escolas que não foram contempladas em anos anteriores (bibliotecas já existentes), quer de outras que surgiram com a remodelação do parque escolar. Neste momento, Viana do Castelo está integrada na Rede através de todas as escolas do 2º ciclo dos nove Agrupamentos, dez escolas do 1º ciclo, as duas escolas secundárias e duas IPSS.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo tem, assim, a função de assegurar o apoio técnico às bibliotecas escolares e a cooperação inter-bibliotecas, de forma a complementar e potenciar os recursos documentais a nível local, para além da realização de atividades de animação e promoção do livro e da leitura. Este serviço, conhecido como Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), foi institucionalizado pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo em Setembro de 2008 através da assinatura de um protocolo de cooperação.
Podemos destacar, entre outras, as seguintes funções do SABE:
A Câmara Municipal de Viana do Castelo propõe-se cumprir estes objetivos através do programa Rede de Bibliotecas de Viana do Castelo, que pretende ser um sistema de cooperação entre as partes que permita a compatibilização e troca de informação bibliográfica e a observância de princípios técnicos comuns de forma a constituir um Catálogo Coletivo on-line.
O Catálogo Coletivo destina-se a todas as bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares, a todas as bibliotecas do parque escolar de Viana do Castelo, associações e outras instituições com bibliotecas, de caráter público ou privado, que tenham interesse na sua divulgação.
A auto-formação consiste numa modalidade de aprendizagem individual que permite ao indivíduo planificar, organizar, executar e avaliar a sua própria formação, ou seja, formar-se ao seu próprio ritmo, quer seja um estudante quer seja um trabalhador que pretende adquirir e melhorar o seu conhecimento. Neste âmbito, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo oferece um serviço de auto-formação, disponível online, na forma de laboratórios temáticos. Para além da documentação/informação existente nestes laboratórios, a biblioteca possui ainda um conjunto de recursos (CD's, DVD's, manuais, etc.) que permite igualmente a auto-aprendizagem dos utilizadores interessados.
Os principais objetivos deste serviço são:
Os serviços técnicos constituem, juntamente com os serviços administrativos, um serviço interno que tem por finalidade a gestão e o tratamento técnico dos documentos.
A estes serviços, estão-lhe atribuídas todas as tarefas relacionadas com o planeamento e a organização de diferentes atividades de animação cultural desenvolvidas pela Biblioteca Municipal com o objetivo de promover o livro e a leitura.
Trata-se de um serviço interno onde se desenvolvem todas as tarefas administrativas para o normal funcionamento da Biblioteca Municipal.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo disponibiliza a todos os seus utilizadores que se encontrem inscritos na biblioteca o serviço de empréstimo interbibliotecas. As taxas inerentes são definidas pela biblioteca a quem se solicita o documento e caberá ao leitor, utilizador deste serviço, suportar todos os custos associados à prestação deste serviço (taxas, portes de correio, etc.). Todos os documentos que derem entrada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, no âmbito do serviço de empréstimo interbibliotecas, apesar de as despesas terem de ser suportadas pelo leitor apenas poderão ser consultadas na Biblioteca.
Os utilizadores podem usufruir do serviço de empréstimo domiciliário que lhes permite a requisição de dois livros por um prazo de quinze dias, ao fim do qual pode renovar o mesmo pedido desde que não haja utilizadores em lista de espera. Para isso, é necessário que se encontrem inscritos como utilizadores e possuam o respetivo cartão. Documentos noutros suportes podem ser emprestados sob condições definidas nas normas de utilização do serviço da biblioteca a que pertencem. Para proceder à renovação poderá dirigir-se ao balcão de atendimento da biblioteca ou fazê-lo via internet.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar