Obra gráfica da Ilustradora Mariana Rio na Biblioteca Municipal
/ Categorias: Noticias

Obra gráfica da Ilustradora Mariana Rio na Biblioteca Municipal

Está patente na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo a exposição “Sem Medo”, que apresenta a obra gráfica da ilustradora Mariana Rio. A mostra, patente até final do ano na Ala Jorge Amado, apresenta a obra gráfica publicada em livros, revistas e jornais da artista. Esta é já a 19ª exposição dedicada à exposição de obras de artistas da ilustração a ser apresentada na biblioteca vianense.


Mariana Rio é ilustradora e conta com mais de uma dezena de livros publicados em Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos da América, México e Peru. Ao longo de mais de uma década de prática, a artista colaborou com diversos estúdios, empresas, publicações, e editoras, tais como Adobe, Bas Bleu Illustration, B Eat, Center for Design Books, Casa da Música, Circo de Ideias, Edições Eterogémeas, Editorial Milrazones, entre outras.


Mariana Rio é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Estudou ainda na Polónia e, desde 2018, leciona Ilustração na ESAD Matosinhos.


O seu trabalho foi reconhecido ao longo dos anos, nomeadamente por três vezes pela Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha (2012, 2018 e 2022), Prémio Ilustração (2018), World Illustration Awards (2016), Nami Island International Picture Book Illustration Competition (2015) e o CJ Picture Book Awards (2010). Em 2021, venceu o Baba Kamo Illustration Awards, em Valência.


“Exposição de Obra Gráfica” é um projeto de exposições cujo tema é a obra de um artista convidado, de reconhecido valor, publicada em livros, jornais, revistas e objetos por editoras e instituições nacionais e estrangeiras.


Este projeto surgiu para ser apreciado pelo público vianense na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, na Ala Jorge Amado, no 1º andar, em maio de 2013, ainda a título experimental, com a exposição “Diários de Sombras”, de Tiago Manuel, depois de um desafio lançado pelo diretor da biblioteca, Rui Viana, para que fosse preenchida uma lacuna no que diz respeito à ilustração do livro.


Desde então, a partir de 2014 e até aos dias de hoje, estas exposições têm sido mantidas semestralmente e de forma ininterrupta. São, assim, 9 anos de exposições das obras de artistas, sendo esta a 19º mostra, dedicada à obra gráfica da artista Mariana Rio.

Imprimir
72 Classifica este artigo:
Sem classificação
Please login or register to post comments.