A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo tem um Serviço de Leitura Especial para invisuais e amblíopes que, com este projeto, têm a oportunidade de, entre outras coisas, ler um livro ou conhecer as notícias do dia. Os utilizadores reconhecem a importância desta estrutura para uma melhor integração na vida ativa.
Do ponto de vista dos cidadãos com necessidades especiais, este é um serviço que lhes reconhece uma verdadeira igualdade na medida em que foi disponibilizado um espaço verdadeiramente aprazível, confortável, luminoso e inserido de forma igual aos restantes serviços disponíveis ao público na Biblioteca. A pertinência da tónica nesta questão prende-se com a invulgar atribuição de tão ricas condições a este público-alvo, frequentemente colocado no canto mais recôndito e sombrio.
O Serviço de Leitura Especial dispõe de um computador com software específico para leitura de ecrã, ampliação de ecrã e reconhecimento de texto digitalizado. Conta, ainda, com um leitor autónomo e uma lupa eletrónica que possui uma vasta capacidade de adaptação das caraterísticas de texto ampliado, de uma impressora Braille e de uma linha Braille. Os utilizadores deste serviço podem, assim, consultar os fundos documentais em Braille, digitais ou áudio no local ou fazê-lo por correspondência.
Para além disso, a BMVC integra o RNOFA - Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos. O RNOFA é uma plataforma WEB que visa facilitar o acesso a recursos em formatos alternativos como o braille impresso e digital, áudio e textos digitais, destinados a pessoas com deficiência visual, disponibilizados por entidades portuguesas. Mediante autenticação, os utilizadores inscritos no RNOFA, ou as bibliotecas que os representam, terão acesso imediato aos recursos em formatos digitais e a possibilidade de requisitar e receber, por correio, obras impressas em Braille.
Pesquisar em Leitura Especial